Regressar à normalidade possível quer dizer "reforçar a higiene pessoal", respeitar "normas de etiqueta respiratória", numa "nova forma de viver fora do estado de emergência".
Graça Freitas: "Não podemos perder o que conseguimos"
Graça Freitas apelou esta sexta-feira na conferência de imprensa sobre a situação do novo coronavírus aos portugueses para que não se perca "o capital que conseguimos" na luta contra a pandemia.
A diretora-geral de Saúde considerou que se conseguiram duas coisas em Portugal: "Conseguimos ter uma curva da doença controlada, a subida rápida que podíamos ter tido não aconteceu, a curva mantém-se em níveis controlados, mas não são zero nem tendem para zero". A segunda é que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) conseguiu "responder" à pandemia, ao "detetar com testes, tratar adequadamente, de vigiar os contactos".
"Se adoecermos hoje o nosso SNS tem capacidade de atender e de cuidar de nós. Isso acontece porque houve um movimento de prevenção de saúde pública que diminuiu a transmissão. Isso conseguiu-se com milhões de pessoas numa nova forma de estar na vida. Não podemos perder o capital que conseguimos. Quando retomarmos a nossa vida, temos que o fazer mantendo muitas das regras que aplicámos nestas semanas. Temos que conviver dentro dos nossos pequenos núcleos de amigos, familiares, com distanciamento social", aconselha Graça Freitas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.