O ministro da Defesa Nacional disse que o Governo "está a investir muito em equipamentos para fazer nas Forças Armadas o que não é feito há décadas".
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, garantiu hoje que Portugal está a investir em sistemas de defesa antiaérea de baixa e média altitude, incluídos no cronograma de investimento de 2% do PIB para a Defesa ainda este ano.
Nuno Melo defende investimento em defesa antiaérea, satélites, navios e aeronavesTIAGO PETINGA/LUSA
"Não é uma preocupação, estamos a investir, e está precisamente no cronograma. Baixa altitude, média altitude, não estamos a investir em Patriot, porque não temos recursos para isso. Mas estamos a investir em equipamentos de defesa antiaérea de baixa altitude e de média altitude", assegurou, em declarações aos jornalistas, após presidir à cerimónia de entrega das espadas aos novos oficiais do Exército português, na Academia Militar, Lisboa.
Nuno Melo explicou que este investimento está previsto no cronograma estabelecido pelo Governo no âmbito da meta de investimento de 2% do produto interno bruto em Defesa, antecipada para 2025, sem detalhar mais sobre o tempo e a dimensão desse investimento e o ponto de situação atual do país nesta matéria.
O ministro da Defesa Nacional disse que o Governo "está a investir muito em equipamentos para fazer nas Forças Armadas o que não é feito há décadas", lembrando, além do maior orçamento para a Defesa, os seis mil milhões de euros em empréstimos para a área da defesa a Portugal propostos pela Comissão Europeia no âmbito do programa Ação Securitária para a Europa (SAFE, na sigla em inglês).
"Muitos equipamentos têm a ver com a defesa antiaérea, o ponto é que nós não nos ficamos por aí, nós estamos a investir na defesa antiaérea, estamos a investir em satélites, em navios, em aeronaves, estamos a investir nos três ramos", acrescentou.
Nuno Melo defendeu também que o primeiro investimento do Governo foi no pessoal das Forças Armadas, nomeadamente a nível salarial, seguindo-se agora investimento "de acordo com as capacidades do país" em equipamento militar.
Governo garante que Portugal está a investir em defesa antiaérea
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
A casa, o escritório, o carro são também onde mostramos as nossas aspirações, sonhos e intenções. Observar como as pessoas os escolhem e decoram, em que gastam dinheiro e o que ignoram, dá-nos informação.
A discussão que ainda mal começou sobre as propostas governamentais de revisão de leis laborais deixa a claro a falta de tino e visão da ministra Maria Ramalho e de Luís Montenegro.