Sábado – Pense por si

Governo confirma um refém português e dois ligados a Portugal que podem ser libertados domingo

Libertação de reféns por parte do Hamas faz parte do acordo de cessar-fogo alcançado esta semana entre Israel e o movimento islamita palestiniano.

Pelo menos um cidadão com nacionalidade portuguesa e dois com ligações ou eventuais ligações a Portugal, feitos reféns em Gaza desde outubro de 2023, poderão ser libertados este domingo, disse à Lusa fonte do Governo.

REUTERS/Ronen Zvulun

"Até este momento, com a informação disponível, temos um cidadão com nacionalidade portuguesa e dois com ligações ou eventuais ligações a Portugalconfirmados na lista de reféns", adiantou a mesma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

O executivo ressalva que estas informações estão "sujeitas a eventual retificação".

A libertação de reféns, levados para a Faixa de Gaza nos ataques do Hamas, em 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, a partir de domingo, faz parte doacordo de cessar-fogoalcançado esta semana entre Israel e o movimento islamita palestiniano.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.