Sábado – Pense por si

Filha de Rui Rio já está na política

Margarida Davim
Margarida Davim 06 de agosto de 2020 às 07:00

Marta entrou na JSD apadrinhada pelo pai. Já integrou duas listas, esteve na recente luta de poder na jota e até foi a protagonista de uma reviravolta de última hora.

Em plena campanha para as diretas de 2018, Rui Rio esteve em Amarante a apadrinhar a entrada na JSD de um grupo de jovens. A cerimónia, pública e simbólica, não ficaria para a história se entre os novos militantes não estivesse Marta, a sua filha. Até àquele momento, a rapariga de 16 anos era desconhecida para a maioria das cerca de 300 pessoas que ali se juntaram. Mas quem estava no auditório percebeu a relação especial entre o então candidato a líder e a tímida miúda que deu assim os primeiros passos na política.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.