Sábado – Pense por si

FBI denunciou jovem que queria uma bomba no estádio do Sporting

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 26 de novembro de 2018 às 13:19

Polícia norte-americana suspeitou que rapaz de 15 anos queria aderir ao Estado Islâmico, ao mesmo tempo que pediu à organização que explodisse a sua escola e o estádio de Alvalade. Tudo não passou de uma "piada" e o MP arquivou.

O alerta do Federal Bureau of Investigation (FBI) chegou à Polícia Judiciária em Novembro de 2015. A polícia norte-americana informava que um perfil português na rede social "Twitter" teria uma intenção de aderir ao Estado Islâmico dado que, em pelo menos três "posts", mencionou esse facto ao mesmo tempo que solicitou à organização terrorista duas coisas: explodisse com a sua escola, a secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e o estádio doSporting Clube de Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.