Sábado – Pense por si

Ex-autarca suspeito de desviar terrenos através de burla por usucapião

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 28 de abril de 2021 às 08:00

Judiciária de Faro deteve sete pessoas que serão, esta quarta-feira, presentes a um juiz de instrução. Um antigo vereador de Olhão é suspeito de liderar um esquema que dura desde 2009

Foi com supresa que Maria Brito, 90 anos, soube que um terreno na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro, por si herdado, após morte da irmã, estava à venda numa imobiliária de São Brás de Alportel. Um dia, juntamente com a filha, dirigiu-se à imobiliária para tentar perceber o motivo, tendo-lhe sido dito que o terreno em causa pertencia a um emigrante português na Suíça, Vitor Baião, que tinha ficado na posse do terreno por usucapião.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.