Sábado – Pense por si

"Estão a gozar connosco?": o desabafo dos deputados nas comissões de inquérito

Sara Capelo
Sara Capelo 13 de abril de 2019 às 18:00

É uma pergunta recorrente entre os parlamentares quando os inquiridos das comissões não se lembram, não respondem, desconversam e os documentos não chegam ou são rasurados. “É frustrante”, confessam.

Frustrante. O adjetivo é confessado uma, duas, três… nove vezes pelos deputados, da esquerda à direita, contactados pelaSÁBADOsobre o que sentem durante e no fim das audições em que os inquiridos nada sabem, nada se recordam ou nada têm presente. Na terceira Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos(que ainda decorre) o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o seu antecessor, Vítor Constâncio repetiram estas fórmulas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.