Sábado – Pense por si

Esposende. Há 3 anos que havia um alerta de perigo

Paulo Vila 29 de dezembro de 2022 às 08:00

Susana e David morreram numa tragédia anunciada. O município liderado por Benjamim Pereira enjeita culpas, mas a SÁBADO reuniu provas e testemunhos que comprometem a sua atuação.

Presidente, vereadores, serviços de urbanismo e fiscalização. Desde agosto de 2019 que todos sabiam do alerta do coordenador do Gabinete Municipal de Proteção Civil (GMPC) de Esposende, Júlio Melo, dando conta da existência de uma “fissura” num “bloco de dimensões consideráveis” que punha “em risco bens e pessoas no sopé da encosta” em Palmeira de Faro. Acrescentava que a “queda de inertes” reportada por um habitante se devia “à retirada de vegetação” pela empresa que ali construía uma casa e, por isso, os “moradores foram aconselhados a não permanecerem nos logradouros traseiros”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.