Sábado – Pense por si

Dominado incêndio no concelho de Alandroal

Lusa 09 de julho de 2025 às 07:30
As mais lidas

Fogo chegou a ter "uma extensão de cerca de 20 quilómetros".

O incêndio quedeflagrou na terça-feirano concelho de Alandroal, no distrito de Évora, foi dado como dominado esta quarta-feira, às 01h50, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral.

CMTV

"O incêndio foi dominado às 01h50 e pouco depois iniciaram-se trabalhos de consolidação e rescaldo", adiantou a mesma fonte, acrescentando que a partir das 08h00 será feita nova avaliação da situação.

Às 06h20, estavam no local 404 operacionais, com o apoio de 135 meios terrestres.

Na terça-feira, a comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, disse que este fogo, para o qual foi dado o alerta às 09h22 de terça-feira chegou a ter "uma extensão de cerca de 20 quilómetros, com cerca de 40 focos de incêndio distintos", tendo alguns atingido "dimensões bastante consideráveis".

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, disse que o fogo terá tido origem no pneu de um camião que se incendiou, lançando focos de incêndio ao longo da EN255, que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.

A informação foi confirmada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) que adiantou à Lusa que o motorista do camião suspeito de provocar o fogo foi identificado e constituído arguido pela Guarda.

A fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou que o homem, que conduzia um pesado de mercadorias que transportava madeira, foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal e o caso foi comunicado ao Ministério Público.

Devido ao incêndio, a circulação rodoviária foi cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha, entre outros caminhos municipais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.