Sábado – Pense por si

Doentes do Pico já fazem hemodiálise na sua ilha

Até agora, existiam unidades de hemodiálise apenas nos três hospitais do arquipélago.

A Unidade de Hemodiálise de Cuidados Aligeirados do Hospital da Horta, instalada no Centro de Saúde da Madalena, na ilha do Pico, nosAçores, recebeu esta sexta-feira os primeiros cinco doentes.

Até agora, existiam unidades de hemodiálise apenas nos três hospitais do arquipélago, nomeadamente no da Horta (Faial), Santo Espírito da ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, e Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Numa nota enviada às redações, a Secretaria Regional da Saúde sublinha que este equipamento instalado no Centro de Saúde da Madalena representou um "investimento de 165 mil euros", do qual vão "beneficiar nove utentes, bem como a população flutuante da ilha, por via do turismo".

O equipamento "vem trazer significativos benefícios aos doentes hemodialisados do Pico, em termos de conforto, segurança e qualidade de cuidados de saúde, que deixam de necessitar de se deslocar ao Faial para realizar os seus tratamentos", salienta a nota do Governo dos Açores.

A Unidade de Hemodiálise de Cuidados Aligeirados é uma extensão do Serviço de Hemodiálise do Hospital da Horta, contando com cinco postos de tratamento, um gabinete médico e instalações técnicas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.