Segundo a GNR, o homem de 41 anos aproveitou o período de pandemia e a ausência de muitos cidadãos estrangeiros proprietários de imóveis para furtos em Silves e noutras cidades algarvias.
A GNR deteve um homem suspeito da prática de diversos furtos qualificados em residências de cidadãos estrangeiros, no Algarve, aproveitando a ausência dos proprietários nos países de origem, devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Portimão do Comando Territorial da GNR em Faro deteve na quinta-feira "um homem, de 41 anos, pela prática de diversos furtos qualificados, em Silves" e noutras localidades algarvias, afirma aquela força numa nota enviada hoje à agência Lusa.
O suspeito, adianta a GNR, "aproveitou o período de pandemia e a ausência de muitos cidadãos estrangeiros proprietários de imóveis, que neste período regressaram aos seus países de origem, para se introduzir nas suas moradias e subtrair o seu conteúdo".
Na sequência das diligências policiais, foi possível reunir "as evidências que relacionam o suspeito com outros seis furtos em residência, ocorridos na segunda quinzena do mês de maio, entre Monchique, Vila do Bispo, Aljezur" e também no Alentejo, acrescenta a GNR.
No âmbito da investigação, que "dura há cerca de um mês", além de ter identificado e detido o alegado do autor dos furtos, a GNR recuperou (e apreendeu) "mais de vinte ferramentas ligadas à área da construção civil, diversas garrafas de bebida, e vários aparelhos de GPS [sigla em inglês de global positioning system, sistema de navegação por satélite]".
Foi ainda efetuada uma busca à residência do suspeito, onde foi apreendido diverso material, designadamente três caçadeiras e cerca de 300 cartuchos, três viaturas ligeiras, uma autocaravana, um motociclo e um atrelado, especifica a GNR.
O detido, com antecedentes criminais, foi presente ao Tribunal Judicial de Portimão.
Detido suspeito de furtos em casas de estrangeiros no Algarve ausentes do País
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.