Sábado – Pense por si

Detido suspeito de furtos em casas de estrangeiros no Algarve ausentes do País

06 de junho de 2020 às 21:09
As mais lidas

Segundo a GNR, o homem de 41 anos aproveitou o período de pandemia e a ausência de muitos cidadãos estrangeiros proprietários de imóveis para furtos em Silves e noutras cidades algarvias.

A GNR deteve um homem suspeito da prática de diversos furtos qualificados em residências de cidadãos estrangeiros, no Algarve, aproveitando a ausência dos proprietários nos países de origem, devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Portimão do Comando Territorial da GNR em Faro deteve na quinta-feira "um homem, de 41 anos, pela prática de diversos furtos qualificados, em Silves" e noutras localidades algarvias, afirma aquela força numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O suspeito, adianta a GNR, "aproveitou o período de pandemia e a ausência de muitos cidadãos estrangeiros proprietários de imóveis, que neste período regressaram aos seus países de origem, para se introduzir nas suas moradias e subtrair o seu conteúdo".

Na sequência das diligências policiais, foi possível reunir "as evidências que relacionam o suspeito com outros seis furtos em residência, ocorridos na segunda quinzena do mês de maio, entre Monchique, Vila do Bispo, Aljezur" e também no Alentejo, acrescenta a GNR.

No âmbito da investigação, que "dura há cerca de um mês", além de ter identificado e detido o alegado do autor dos furtos, a GNR recuperou (e apreendeu) "mais de vinte ferramentas ligadas à área da construção civil, diversas garrafas de bebida, e vários aparelhos de GPS [sigla em inglês de global positioning system, sistema de navegação por satélite]".

Foi ainda efetuada uma busca à residência do suspeito, onde foi apreendido diverso material, designadamente três caçadeiras e cerca de 300 cartuchos, três viaturas ligeiras, uma autocaravana, um motociclo e um atrelado, especifica a GNR.

O detido, com antecedentes criminais, foi presente ao Tribunal Judicial de Portimão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.