Sábado – Pense por si

Covid-19: Sobe para 32 o número de pessoas infetadas em bairro na periferia de Moura

11 de abril de 2020 às 19:13
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Os testes aos moradores foram feitos pelos serviços de saúde depois de um dos membros da comunidade ter testado positivo. Destes 32, 17 são crianças.

O número de pessoas infetadas com o novo coronavírus responsável pelacovid-19no bairro Espadanal, em Moura, distrito de Beja, subiu este sábado para 32, disse à agênciaLusao coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Diogo Saraiva adiantou que, dos 32 moradores infetados no bairro, localizado na periferia de Moura, 17 são crianças e 15 são adultos.

No concelho há um total de 33 pessoas infetadas, sendo que uma não reside naquele bairro.

Segundo o responsável, os 59 moradores no Espadanal foram todos testados para o novo coronavírus e alguns ainda aguardam os resultados.

"Todos os residentes no Espadanal têm indicações para confinamento obrigatório, não podendo sair do local, e estão a ser vigiados pela GNR", explicou o responsável.

Diogo Saraiva referiu ainda que os bens essenciais, como alimentação e medicamentos, estão a ser entregues aos moradores, em articulação com os serviços sociais do município.

O Serviço Municipal de Proteção Civil tinha informado na sexta-feira que 19 moradores de um bairro na periferia de Moura, a maioria crianças e jovens, testaram positivo para o novo coronavírus.

Os testes aos moradores foram feitos pelos serviços de saúde depois de um dos membros da comunidade ter testado positivo, indicou fonte do município.

Num comunicado divulgado hoje, o Serviço Municipal de Proteção Civil solicita uma vez mais à população que "continue a seguir todas as recomendações das autoridades de saúde, nomeadamente higienizar frequentemente as mãos, utilizar luvas e máscara quando se deslocar a espaços públicos", devendo ainda manter o distanciamento social.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 470 mortos, mais 35 do que na sexta-feira (+8%), e 15.987 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 515 em relação a sexta-feira (+3,3%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 130 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

TCA (MLM) // ROC

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?