12 doentes internados devido ao novo coronavírus estão na Unidade de Cuidados Intensivos.
O Hospital São Sebastião tem hoje internados 88 doentes com covid-19, e, segundo revelou a administração desse equipamento de Santa Maria da Feira, 48 deles deram entrada na unidade desde o passado domingo.
Esses números foram avançados pelo Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que, tendo sede na Feira, mas tutelando também dois outros hospitais do distrito de Aveiro, nomeadamente os de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, serve uma população aproximada de 350.000 utentes, dispersos por vários municípios sob alçada das administrações regionais de saúde do Norte e do Centro.
"Temos 88 internados devido ao novo coronavírus e, desses, 48 deram entrada nos últimos dias, já no mês de novembro", declara à Lusa fonte oficial do CHEDV.
No mesmo universo de internamentos motivados pelo vírus SARS-CoV-2, "12 doentes estão na Unidade de Cuidados Intensivos".
Do conjunto dos 88 utentes internados com covid-19, a maioria tem residência no concelho da Feira, seguindo-se habitantes dos municípios de Oliveira de Azeméis e Ovar.
Além da enfermaria específica que o Hospital São Sebastião já tinha reservada para casos relacionados com a pandemia, o que atualmente envolve três alas de internamento "com possibilidade de alargamento a qualquer altura", a administração do CHEDV também dispõe de uma secção "com 12 camas de cuidados intensivos exclusiva para doentes com covid-19" e igualmente extensível.
Antecipando maiores necessidades, contudo, o hospital adianta: "Está em curso a construção de uma nova unidade de cuidados intermédios, com nove camas, que ficará concluída no final do mês de novembro".
Quanto ao internamento de utentes com outras patologias, a administração do CHEDV informa que, por uma questão preventiva, já contratualizou camas "para 30 doentes não-covid numa unidade hospitalar privada", sendo que, "até ao momento, foram transferidos 10 para internamento no exterior".
No que se refere à realização de cirurgias programadas sob a classificação de não-urgentes, a mesma fonte afirma que os constrangimentos ainda são residuais e afetam "menos de 10% das intervenções previstas". Já no que concerne às cirurgias oncológicas e urgentes, nesta altura "não enfrentam quaisquer adiamentos ou constrangimentos".
O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já matou entretanto mais de um 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, infetando mais de 46,9 milhões.
Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 2 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 2.635 óbitos entre 149.443 infeções confirmadas.
Covid-19: Hospital da Feira recebeu 48 internamentos só desde domingo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.