Graça Freitas referiu que estes testes têm sido matéria de "grande investigação internacional e nacional", motivo pelo qual a DGS, o Infarmed e o INSA têm estado a trabalhar "muito" para verificar a sua capacidade.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu hoje que está para "muito breve" a emissão de uma informação de pormenor para profissionais de saúde e população em geral sobre a aplicação e utilização de testes rápidos para a covid-19.
Na conferência de imprensa de atualização de informação sobre a pandemia em Portugal, a responsável referiu que estes testes têm sido matéria de "grande investigação internacional e nacional", motivo pelo qual a Direção-Geral da Saúde, o Infarmed e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge têm estado a trabalhar "muito" para verificar a capacidade de um teste rápido.
"Reunimos, entretanto, um número grande de peritos e está para muito breve a publicação de dois documentos que são muito importantes. Uma circular normativa conjunta destas três instituições com indicações genéricas sobre os testes e em que situações se aplicam e uma orientação clínica, virada para os médicos, para saberem quando podem e devem aplicar estes testes", disse.
Graça Freitas sublinhou que estas orientações demoraram o seu tempo a elaborar porque o objetivo é que estes testes façam um diagnóstico acertado.
Apesar de representarem uma evolução tecnológica, estes carecem de uma avaliação, que demora o seu tempo, reforçou, acrescentando que as informações sobre os mesmos serão disponibilizadas à população em geral e aos clínicos "muito brevemente".
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e setenta e sete mil mortos e mais de 37,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.094 pessoas dos 87.913 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Covid-19: DGS vai emitir "muito brevemente" orientações sobre testes rápidos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O País precisa de uma viragem de mentalidade. De um governante que olhe para a segurança com visão estratégica, pragmatismo e coragem. Que não fale apenas de leis, mas de pessoas, de sistemas, de tecnologia e de resultados.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.