Fim do isolamento profilático para vacinados "está a ser analisado"
A Direção-Geral da Saúde não coloca, ainda, a questão do isolamento profilático para vacinados em cima da mesa. Graça Freitas diz estar a "analisar a questão", mas avisa que Portugal deve ter ainda "algumas cautelas" e aprender com outros países que abrandaram neste tipo de medidas e tiveram de voltar atrás.
"Estamos numa fase ainda epidémica, de planalto, em que ainda devemos ter algumas cautelas e também devemos aprender com países que abrandaram estas medidas e tiveram de voltar atrás nesse abrandamento. Estamos a analisar a questão sobre se vamos manter ou não as pessoas vacinadas com isolamento profilático ou se deixamos essa questão para as autoridades de saúde que analisam essas situações", afirmou a diretora-geral da Saúde.
Graça Freitas também descarta a necessidade de uma terceira dose da vacina para os jovens que deverão começar a ser vacinados em setembro. "Quando fazemos uma recomendação de vacinação é com base na confiança e na convicção de que os benefícios, de facto, superam os riscos. O esquema que está agora em vigor é o de duas doses, que a Agência Europeia de Medicamentos recomendou. Estes 15 milhões de adolescentes que estudámos vão ser vacinados com estas duas doses", sublinhou Graça Freitas.