Para o primeiro-ministro, António Costa, "o essencial é saber quais são as escolas que permitem" às crianças progredirem mais e não tecer comparações
O primeiro-ministro, António Costa, enalteceu este sábado, em Porto de Mós, o trabalho "de excelência" da escola pública, considerando que este só é comparável "àquele que o Serviço Nacional de Saúde" realizou. No entanto, Costa acredita que "não se pode comparar" com a escola privada com a pública.
"Não se pode comparar uma coisa com a outra. Se fizer um inquérito de rua, tem mais pessoas saudáveis do que dentro de um hospital, pela simples razão de que, dentro do hospital há mais pessoas doentes", afirmou aos jornalistas António Costa.
Para o primeiro-ministro o que é comparável nos rankings são "os níveis de qualificação de cada um dos alunos". "Sabermos em que escolas se concentram os melhores alunos não é o essencial, o essencial é saber quais são as escolas que permitem a qualquer criança progredir mais relativamente à bagagem que trazia de casa", esclareceu, adiantando que a missão da escola pública é "vencer a desigualdade".
"Temos de perceber que a escola pública e que quem trabalha na escola pública realiza um trabalho de excelência, só comparável àquele que o Serviço Nacional de Saúde realizou ao longo destes 42 anos nos ganhos extraordinários de saúde que o país teve e que está agora a ter também, felizmente, na área da educação", afirmou o primeiro-ministro, António Costa.
De acordo com o líder do executivo socialista, os números divulgados "esta semana pelo Ministério da Educação sobre o sucesso do percurso educativo" mostram que "as escolas, e em particular as escolas públicas, têm resultados de excelência naquilo que é a evolução de cada criança entre o momento em que chega à escola e o momento em que sai da escola".
Este é "um motivo de grande alegria", notou António Costa, que discursava na cerimónia de inauguração do Centro Escolar de Porto de Mós, que conta mais de 200 crianças, em duas turmas de pré-escolar e em nove turmas de 1.º ciclo.
A presença do primeiro-ministro em Porto de Mós, no distrito de Leiria, insere-se numa visita que faz este sábado por vários distritos do país para mostrar obras apoiadas por fundos comunitários e que o Governo sustenta estarem a "alavancar" o investimento público.
Costa: "Não se podem comparar escolas públicas e privadas"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"