NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Recentemente, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, revelou que o Governo vai propor o reforço das missões militares de segurança em África, nomeadamente no Mali.
O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu, esta segunda-feira, luz verde às propostas das Forças Nacionais Destacadas (FND) para 2020 já com "financiamento assegurado" e "parecer condicional" para as "propostas pendentes de financiamento" no próximo ano.
O CSDN reuniu-se hoje, no Palácio de Belém, em Lisboa, presidido pelo Chefe do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para apreciar a situação sobre as FND em 2019, e apreciar as propostas do Governo para 2020, segundo um comunicado do conselho, lido pelo secretário, tenente-general Manuel Rafael Martins.
O conselho deu "parecer favorável ao conjunto das propostas das Forças Nacionais Destacadas para 2020, nomeadamente para as que têm financiamento assegurado" e "deu parecer favorável condicional para as propostas pendentes de financiamento", também em 2020.
A nota informativa dá ainda conta que Marcelo Rebelo de Sousa deu posse a três novos membros do conselho, após a eleição do novo parlamento, em outubro - Marcos Perestrelo, como presidente da Comissão parlamentar de Defesa Nacional, pelos deputados eleitos pela Assembleia da República, João Ataíde (PS) e Fernando Negrão (PSD).
Em 18 de novembro, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, disse à Lusa que o Governo vai propor o reforço das missões militares de segurança em África, nomeadamente no Mali.
"A perspetiva do Governo é a de que podemos manter e até reforçar a nossa relação de segurança com o continente africano. O esforço que foi feito em 2018 e 2019 é para continuar assumindo a liderança da Missão de Formação da União Europeia no Mali", disse Gomes Cravinho, que se encontrava em Dacar, Senegal, para participar no 6.º Fórum Internacional de Dacar sobre a Paz e a Segurança em África.
Conselho de Defesa Nacional aprova missões militares no estrangeiros para 2020
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.