Reconhecendo que os países do bloco comunitário têm um problema energético, na sequência do 'corte' no abastecimento de energia russa, Ursula von der Leyen considerou que há outras maneiras de obte-la.
A presidente da Comissão Europeia apelou esta sexta-feira a um "grande investimento" em redes energéticas, interconectores e nas capacidades de armazenamento de eletricidade para tentar contrariar os preços de energia "estruturalmente elevados" na União Europeia (UE).
EPA
"Conversámos sobre a questão complicada de resolver que é preço da energia. Os preços da energia [na UE] são estruturalmente elevados", disse Ursula von der Leyen, durante uma conferência de imprensa conjunta com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em Bruxelas, na Bélgica.
"Um grande investimento em interconectores, nas redes [elétricas] e no armazenamento [de energia]" pediu a presidente do executivo comunitário, considerando que é "preciso baixar" os preços que os cidadãos pagam pela energia.
Reconhecendo que os países do bloco comunitário têm um problema energético, na sequência do 'corte' no abastecimento de energia russa por causa da invasão ao território ucraniano, Ursula von der Leyen considerou que há outras maneiras de obte-la.
E apontou as renováveis como o caminho, sustentando que são "baixas [nas emissões] em carbono]" -- alinhando esta ideia com os objetivos da transição ecológica.
No entanto, completou a presidente da Comissão Europeia, nada é possível sem "capacidade para armazená-la" e uma rede que seja capaz de abastecer os países do bloco comunitário.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.