Sábado – Pense por si

Circulação na A1 retomada após incêndio entre Estarreja e Ovar

Fogo está a ser combatido por 161 operacionais, com o apoio de 43 meios terrestres e quatro aéreos.

A circulação na Autoestrada 1 (A1) entre os nós de Estarreja e Ovar já foi retomada, revelou hoje à Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

"Houve um constrangimento momentâneo devido à intensidade do fogo na freguesia de Válega [no concelho de Ovar], mas a circulação está normal", afirmou à Lusa o comandante do CDOS de Aveiro, António Ribeiro, que comunicara o corte da A1 às 15:00.

O incêndio em questão teve início às 12:49 e chegou a território contíguo do município de Santa Maria da Feira, mas pelas 16:15 estava confinado ao concelho de Ovar, sendo combatido por 161 operacionais, com o apoio de 43 meios terrestres e quatro aéreos.

Ainda segundo o CDOS, não há populações em risco, mas o fogo está a lavrar com alguma intensidade, devido às altas temperaturas que se fazem sentir na região.

(artigo atualizado às 16h45)

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.