Sábado – Pense por si

Bombeiros enchem piscina do chefe

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 12 de maio de 2022 às 08:00

MP investiga e PJ já fez buscas. Veículo-tanque dos Sapadores de Faro terá abastecido durante anos a piscina do Moto Malta, o clube privado a que o comandante preside.

A queixa-crime entrou no Ministério Público em agosto do ano passado, depois de a denunciante ter andado vários anos a reportar o caso à Câmara Municipal de Faro, sem consequências. Sílvia Branquinho, subchefe de 1ª classe nos Bombeiros Sapadores de Faro (BSF), acusa o comandante, José Tomás Valente, de ter usado reiteradamente a viatura tanque dos bombeiros para encher de forma gratuita a piscina insuflável do Moto Malta de Faro, o clube desportivo de motos de que o comandante é presidente. Em fevereiro deste ano, a PJ fez buscas ao quartel dos BSF e levou o registo de ocorrências. A SÁBADO teve acesso a esse registo e detetou que, entre 2014 e 2016, ou seja, no espaço de três anos, a viatura-tanque deslocou-se por 16 vezes ao Moto Malta, sempre nos meses de verão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.