Sábado – Pense por si

As ousadias e loucuras de João Soares, o ex-ministro sem tento na língua

Fernando Esteves , Maria Henrique Espada 14 de abril de 2016 às 14:00

É maçon mas não usava avental, fumava onde era proibido (como no parlamento), e fazia, escrevia e dizia o que queria. "Diz o que lhe dá na pinha", resumiu um socialista à SÁBADO. Mas quando ameaçou dois cronistas com "salutares bofetadas" teve de sair. Leia na edição desta quinta-feira, 14, as melhores histórias de Soares, o descarado

Foi um cometa: João Soares durou apenas quatro meses e meio como ministro da Cultura, mas deixou um lastro de polémicas atrás de si: o filho foi nomeado para a câmara de Lisboa (ele garantiu que não tinha nada a ver com isso), foi à apresentação do livro de Carlos Cruz, e os portugueses puderam conhecer parte da sua obra literária, assinada sob pseudónimo, com pérolas como "com a boca podem-se fazer as coisas mais gostosas que dois seres humanos podem fazer um ao outro". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.