Os pseudónimos não assumidos de João Soares

Os pseudónimos não assumidos de João Soares
Sara Capelo 09 de abril de 2016

No espaço de uma semana, Soares ameaçou, pediu desculpa, demitiu-se e será substituído no ministério da Cultura. Tem a certeza que conhece todas as facetas de João Soares? Já leu os romances?

Um livreiro lisboeta recebe os 10 euros, o preço de capa de Vidigueira, a brief album, assinado por um desconhecido John Sowinds e editado na Nova Zelândia. Hesita se deve partilhar uma informação. Depois de um silêncio, diz: "Se é jornalista, sabe quem é o autor?" Sim, alegadamente, o professor universitário britânico é um dos pseudónimos do novo ministro da Cultura, João Soares. Numa tradução livre e adaptada, John Sowinds será qualquer coisa como João So Aragens (aragens-ares, logo So-ares).

O jogo de palavras é ainda mais certeiro com um segundo pseudónimo, o de um alemão que lançou um livro de contos numa pequena editora de Granada, em 2002: Hans Nurlufts – João (Hans) Só (Nur) Ares (Lufts). No caso deste El Síndrome de la Hormiga, escrito em espanhol, o alegado autor cedeu até uma foto para a contracapa (a que pode ver nesta página): tem bigode, óculos e é talvez um pouco mais careca do que João Soares, mas as parecenças são inegáveis. Só que, até hoje, o actual ministro da Cultura nunca reconheceu a autoria de qualquer dos livros – e também nunca a negou. Contactado pela SÁBADO, não respondeu até ao fecho da edição. "Ele nunca assumiu que eram da autoria dele. Mesmo eu perguntei-lhe e ele não quis assumir", precisa o seu agora chefe de gabinete no ministério, Tomás Vasques.

Vasques exerceu a mesma função quando Soares presidiu à Câmara de Lisboa e recorda que ele, ao deixar o cargo, editou um livro de balanço do mandato. Mas e ficção? "Ele tem uma tendência natural para a literatura. Mas nunca teve tempo. Gosta de escrever, agora se é para pôr na gaveta não sei", diz Tomás Vasques, recordando que João Soares criou uma editora, a Perspectivas & Realidades, em 1975, com Victor Cunha Rego e foi o primeiro a editar em Portugal O Triunfo dos Porcos, de Orwell.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais