Sábado – Pense por si

Alunos curiosos, até distraídos e sem Power Points: as ideias dos melhores professores

Sara Capelo
Sara Capelo 21 de dezembro de 2019 às 08:14

Os alunos de Rui Correia colocam copos coloridos (verde se compreenderam a matéria, vermelho se não perceberam). Os de Hélder Pereira procuram fósseis nas ruas de Loulé. Os de José Jorge Teixeira continuam a perguntar porquê.

Três primeiras pessoas sobre o ensino no dia em que foi entregue o segundo prémio de Professor do Ano pela Casa das Ciências a Carlos Portela, professor de Físico-Química na Figueira da Foz. A distinção é atribuída pelo Conselho Editorial da Casa das Ciências (um projeto associado ao Edulog, da Fundação Belmiro de Azevedo), que inclui professores das Universidades do Porto, Lisboa e Coimbra. Estes procuram professores ativos e motivantes: "Que tenham uma relação muito apreciada pelos alunos e que mantenham uma relação com a própria Casa das Ciências e outras entidades", resumiu à SÁBADO o coordenador José Ferreira Gomes.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.