Sábado – Pense por si

APA pede estudo de impacte ambiental para furos de petróleo na Batalha e em Pombal

Leonor Riso
Leonor Riso 11 de janeiro de 2019 às 14:40

Em decisões divulgadas esta sexta-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente determinou que há "aspetos e lacunas" que têm que ser desenvolvidos no estudo de impacte ambiental.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) exige que sejam realizados estudos de impacte ambiental (EIA) completos às sondagens de prospeção e pesquisa depetróleoemPombale naBatalha. A decisão foi publicada esta sexta-feira. Para a APA, os documentos apresentados à Comissão de Avaliação da APA têm várias "lacunas, tanto de caráter global como de caráter específico ao nível dos vários fatores ambientais", e é necessária uma nova consulta pública, "alargada". O estudo deve corrigir e colmatar "as falhas apontadas". Por isso, foi assumida a fase de anteprojeto e a APA ainda terá que voltar a pronunciar-se e dar luz verde à prospeção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.