
Exploração de petróleo e gás chega ao fim em Portugal
Fonte oficial do Ministério do Ambiente e da Ação Climática diz ao Jornal Económico que “não serão atribuídos mais contratos de prospeção e pesquisa de gás natural ou petróleo”.
Fonte oficial do Ministério do Ambiente e da Ação Climática diz ao Jornal Económico que “não serão atribuídos mais contratos de prospeção e pesquisa de gás natural ou petróleo”.
A empresa australiana Australis Oil & Gas, cujos contratos para a prospeção de gás natural na zona de Pombal e da Batalha foram alvos de uma recomendação de cancelamento por parte do Parlamento, pretende avançar. O Governo não confirma se irá acatar ou não a recomendação da Assembleia.
Em decisões divulgadas esta sexta-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente determinou que há "aspetos e lacunas" que têm que ser desenvolvidos no estudo de impacte ambiental. Não é claro se a deliberação pode afetar os prazos obrigatórios para os trabalhos.
Em decisões divulgadas esta sexta-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente determinou que há "aspetos e lacunas" que têm que ser desenvolvidos no estudo de impacte ambiental.
"O governo de António Costa provou, em todos os momentos, ser um governo que deseja, contra a vontade das populações, que haja exploração de petróleo e gás em Portugal."
Assembleia da República recomenda ao executivo "que empreenda todos os esforços no sentido de cancelar os contratos de sondagem de pesquisa de hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica".
A Assembleia da República recomendou ao Governo o cancelamento dos contratos de prospeção de hidrocarbonetos com os australianos Australis na Bacia Lusitânia, em Alcobaça e Pombal.
A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) admitiu hoje que está "frustrada" com o Governo pela "falta de vontade política" da tutela para revogar a legislação que permite prospecção e pesquisa de petróleo em Portugal.
Portugal tem que proteger recursos naturais de contratos “irrisórios”, defende bloquista Pedro Soares. Consulta pública termina esta terça-feira.
"O governo destacou um dos seus franco-atiradores, o vice de António Costa, Augusto Santos Silva, para manter a mentira: não é produção, é prospecção. Engana quem nunca tenha lido os contratos ou a lei que lhes deu origem: não existem fases separadas entre a prospecção e a produção."
Por isso, avançaram com um projecto de lei para proibir a exploração de hidrocarbonetos em mar e território portugueses
As notícias acerca da entrega da concessão da exploração de combustíveis fósseis em terras do Algarve ao empresário Sousa Cintra, especialista em falências (das suas próprias empresas) têm abundado
O boom do fracking (em português fractura hidráulica) nos Estados Unidos começou na década passada. Esta forma de extracção de petróleo e gás natural implica abrir furos na rocha através da injecção de um fluído a alta pressão