NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Autarca considerou que medida é uma "boa notícia" e "é um modelo que tranquilizará todos aqueles que passam no Túnel do Marão".
O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, disse esta quarta-feira que uma equipa de bombeiros estará em permanência no centro de controlo e comando do Túnel do Marão, preparada para uma intervenção imediata em caso de acidente ou incêndio.
Rui Santos explicou à agência Lusa que esta é a solução que vai ser implementada no Túnel do Marão, resultando de um acordo entre a Autoridade nacional de Protecção Civil (ANPC), a Infraestruturas de Portugal (IP) e uma corporação de bombeiros da região.
O Ministério das Infraestruturas anunciou esta quarta-feira que, a 26 de Abril, "entrará em funcionamento o centro de comando do túnel", sem, no entanto, especificar o modo como vai funcionar.
O autarca socialista disse que "haverá um grupo de bombeiros em permanência no posto de controlo e comando que monitorizará não só o tráfego como terá um veículo de emergência à porta do túnel para agir de imediato caso haja um acidente".
"Trata-se de um ganho significativo, porque teremos auxílio imediato. Haverá uma monitorização permanente e uma capacidade de reacção imediata", sublinhou Rui Santos.
O autarca considerou que esta é uma "boa notícia" e "é um modelo que tranquilizará todos aqueles que passam no Túnel do Marão".
O ministério informou ainda que, no dia 26, vão ser apresentados publicamente os novos planos de atuação para o Túnel do Marão que se estende por 5.665 metros e está incluído no Autoestrada 4 (A4) que liga Amarante a Vila Real.
A elaboração do plano de Prevenção e a revisão dos planos de Emergência Interna e Prévio de Intervenção foram determinados por um despacho conjunto dos secretários de estado da Protecção Civil, Artur Neves, e das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, tendo sido entregues ao Governo, em Março, pela IP e a ANPC.
E, de acordo com o Ministério das Infraestruturas, estes planos já se encontram em vigor.
O despacho conjunto foi publicado em Fevereiro e surgiu na sequência do inquérito ordenado ao incêndio num autocarro que ocorreu em Junho de 2017, dentro do túnel, que não provocou feridos, levou ao encerramento da infraestrutura e originou muitas críticas relacionadas com a segurança.
O despacho determinava ainda, após a revisão e elaboração dos planos, a realização de um simulacro de incêndio no interior da infraestrutura.
Na sequência do incêndio no autocarro, o secretário de Estado da Proteção Civil ordenou à ANPC a realização de um inquérito para avaliação da resposta operacional à ocorrência.
Entretanto, já se se registaram mais dois incêndios em viaturas dentro da infraestrutura. Em todos os casos não se registaram vítimas, contudo, o túnel ficou fechado ao trânsito por diferentes períodos de tempo.
O inquérito ao primeiro incidente apontou lacunas na resposta ao incêndio. O documento revelou um hiato temporal de 36 minutos entre o alerta inicial e o início do combate e aconselhou uma revisão dos procedimentos para agilizar a chegada dos meios.
O relatório ao incidente fez ainda referência ao centro de controlo de trânsito, localizado junto à saída de Amarante, considerando que deveria ser reaberto para fazer uma ligação operacional, a articulação, assistência, intervenção e apoio com os agentes de proteção e socorro.
Este centro foi desativado e transferido para as instalações da IP, em Almada.
Com a nova solução que irá agora ser implementada, Rui Santos disse que acredita que a intervenção será "muito mais rápida" e que o "hiato de 36 minutos será certamente minimizado".
Túnel do Marão terá equipa de bombeiros em permanência
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.