NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Jorge Sampaio esteve com a ex-primeira-dama numa sessão da Sociedade de Geografia dois dias antes do acidente
O ex-Presidente da República Jorge Sampaio disse ter ficado, esta terça-feira, "impressionado com o desaparecimento" de uma "figura tão brilhante e notável" como Maria Barroso, cujo legado o país "não vai esquecer".
"Fico muito impressionado porque desaparece uma figura brilhante, que teve uma vida cheia em numerosos domínios e por quem eu tinha uma amizade e consideração enormes", declarou à agência Lusa Jorge Sampaio.
O antigo Presidente da República lembrou que Maria Barroso distinguiu-se na vida cultural e pedagógica, primeiro como actriz e depois professora no Colégio Moderno.
"Foi uma pessoa muito envolvida na resistência contra o regime anterior, em actividades políticas permanentes e grande combatente pela democracia, a quem tive o enorme prazer de distinguir com a ordem da liberdade, porque a merecia", sublinhou.
Jorge Sampaio recordou também que Maria Barroso sempre se bateu por causas sociais e pelos direitos humanos.
"É uma perda, mas podemos dizer que teve uma vida, cheia, activa até ao último momento e, isso torna-a uma figura brilhante da sociedade portuguesa que agora desaparece", sublinhou.
Jorge Sampaio disse ainda ter estado com Maria Barroso numa sessão na academia de cultura na Sociedade de Geografia dois dias antes do acidente que acabou por vitimá-la.
"Esteve ao meu lado. Estava muito bem, extremamente lúcida, como sempre. Falámos do passado, do presente e até falámos do futuro. Estas coisas são sempre assim, uma pessoa tem estima e amizade e essa pessoa dias depois começa um processo irreversível de desaparecimento. É muito triste e o país de certeza que não vai deixar de ficar entristecido pela morte desta senhora tão brilhante e notável", concluiu.
Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, tinha 90 anos e estava internada, em estado grave, desde 26 de Junho, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.
O corpo de Maria Barroso Soares vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a família informa que o funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.