A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Universitários pagam centenas de euros por um quarto. Como solucionar?
O preço médio de um quarto no País é de 416 euros e muitas vezes famílias têm de recorrer a situações sem contrato que fragiliza ainda mais a sua posição.
Apesar do aumento das propinas, o principal custo associado à universidade para milhares de jovens portugueses está relacionado com a habitação. De acordo com o Observatório do Alojamento Estudantil, o valor médio de um quarto no país é de 416€, um valor que, no entender de Nuno Garcia, diretor-geral da GesConsult, empresa de gestão de obras e prestação de serviços nas áreas de engenharia e imobiliário, não vai baixar se o Estado não atuar na área do licenciamento e da construção, trabalhando com os privados para oferecer habitação aos jovens deslocados. Registou-se um aumento de preço brutal - na ordem dos 50% desde 2022 - no mercado de arrendamento, uma realidade que põe em causa a própria igualdade de acesso ao ensino superior, lamenta Nuno Garcia que acredita que há um círculo vicioso: "como não há oferta suficiente, a pressão sobe e os preços disparam ainda mais, colocando estudantes e famílias numa posição mais frágil e em risco de exclusão académica".
Mariline Alves
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Estado despediu com indemnização e voltou a contratar
02 de setembro de 2025 às 23:00Marco Alves
Leonel Pontes: "Na China não sabem onde é Portugal, mas conhecem o Ronaldo"
02 de setembro de 2025 às 23:00David Novo
José Mourinho despedido do Fenerbahçe
29 de agosto de 2025 às 08:55Record
Homens armados invadiram navio ao largo do Algarve. Reféns foram libertados
04 de setembro de 2025 às 14:47SÁBADO
Moedas usou meios da câmara para o seu livro pessoal
02 de setembro de 2025 às 07:00Marco Alves