Secções
Entrar

SEF ocultou um milhão de euros que estavam destinados a refugiados

SÁBADO 10 de setembro de 2021 às 08:45

Entre 2018 e 2019, dos dez mil euros previstos por cada refugiado em Portugal, o SEF transferiu apenas 7500 para o Alto Comissariado das Migrações.

Parte das verbas entregues pela Comissão Europeia ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), entre 2018 e 2019, foi ocultada pela entidade portuguesa. Segundo o jornal Público, o SEF ocultou cerca de um milhão de euros, dinheiro que deveria ter sido usado no âmbito da proteção e integração de 400 refugiados. Aliás, por cada refugiado que Portugal recebe, o país recebe 10 mil euros da Comissão Europeia. 

Neste caso, explica o Público, o dinheiro é transferido pela Comissão Europeia e, posteriormente, é encaminhado pelo SEF para o Alto Comissariado para as Migrações (ACM). No entanto, o dinheiro relativo aos 400 refugiados que Portugal acolheu, nunca chegou ao ACM. 

Entre 2018 e 2019, o SEF recebeu então 10 mil euros por cada pessoa, mas transferiu apenas 7500 para o ACM, o que significa que nesses dois anos há mais de um milhão de euros - 2500 por cada pessoa - por justificar oficialmente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela