Secções
Entrar

Saiba quais são os alimentos que vai poder comprar com IVA zero

SÁBADO 27 de março de 2023 às 09:39

Lista completa deverá ser anunciada pelo Governo ainda esta semana.

Este mês o Governo anunciou que vai avançar com a redução do IVA para zero, numa série de produtos alimentares de primeira necessidade. A medida tem como objetivo manter os preços estáveis, ajudando as famílias portuguesas, e deverá vigorar entre abril e outubro.

A lista oficial de produtos que vão ou não ser abrangidos não foi ainda anunciada pela tutela, mas este domingo, o comentador Luís Marques Mendes divulgou, no seuespaço de opinião na SIC, alguns produtos que já constam neste cabaz.

Uma vez que falamos de um grupo de alimentos que terá de estar incluído na "roda da alimentação saudável", pode já contar com cereais (como massas, arroz, batatas e pão), legumes e frutas (como cenouras, brócolos, curgetes, feijões, cebolas, tomates, maçãs, bananas e laranjas), laticínios (como leite meio gordo e ovos) e carnes e peixes (como frango, carne de porco, salmão e pescada).

ASICavança ainda que fora da lista ficam as conservas feitas à base de peixe e moluscos salgados e fumados, bem como os enchidos e as comidas enlatadas.

De acordo com o anúncio feito pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, esta medida terá um custo de 410 milhões de euros. Já a lista completa deverá ser conhecida ainda esta semana.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela