PS fica com os dois deputados do círculo da Europa
O PSD perdeu o deputado que tinha conseguido eleger pelo círculo da Europa. O PS vai ter 120 deputados na próxima sessão legislativa.
O PS elegeu os dois deputados disputados pelo círculo da Europa. Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira vão estar na Assembleia da República na próxima legislatura.
O PS já veio reivindicar a vitória, tendo o cabeça-de lista do partido pela Europa, Paulo Pisco, anunciado que os dois deputados eleitos por este círculo pertencem aos socialistas. Com apenas cinco mesas por contar, o PS reúne 34.162 votos e o PSD 15.585, segundo os resultados provisórios, o que significa que Paulo Pisco e Nathalie de Oliveira, ambos socialistas, serão os dois deputados do círculo da Europa na Assembleia da República, disse Pisco à Lusa.
"Este resultado representa uma manifestação muito clara da confiança dos portugueses na Europa relativamente ao Partido Socialista e também uma grande lição para todos aqueles que acham que podem instrumentalizar as nossas comunidades", disse Paulo Pisco à Lusa.
No primeiro processo de votos, PSD e PS tinham dividido os dois deputados, mas os sociais-democratas perderam o seu representante pelo círculo eleitoral da Europa com a repetição das eleições.
O PS ficará então com 120 deputados e o PSD 77.
A contagem de votos dos emigrantes inscritos no círculo da Europa, que repetiram as legislativas de 30 de janeiro, termina hoje em Lisboa.
Na origem da repetição das eleições esteve a falta de uma cópia do documento de identificação em numerosos votos de emigrantes, que motivou a anulação de mais de 157 mil votos, 80% do total.
Chamado a pronunciar-se sobre a anulação desses votos, o Tribunal Constitucional (TC) declarou a nulidade das eleições nestas assembleias, o que obrigou à sua repetição, atrasando a constituição do novo parlamento e a posse do Governo.
Edições do Dia
Boas leituras!