Secções
Entrar

Prisão preventiva para engenheiro que usava dispositivos eletrónicos para atear incêndios

Correio da Manhã 20 de julho de 2021 às 20:56

Dispositivos, que eram alimentados por pilhas ou baterias, estavam dotados de um temporizador que permitia retardar a ignição durante horas ou dias.

Foi decretada prisão preventiva para o engenheiro eletrotécnico, de 38 anos, detido pela Polícia Judiciária do Centro em conjunto com a GNR por usar engenhos eletrónicos para atear os incêndios que deflagraram este domingo na Sertã e em Proença-a-Nova.

Prisão preventiva para engenheiro que usava dispositivos eletrónicos para atear incêndios CMTV

Os dispositivos, que eram alimentados por pilhas ou baterias, estavam dotados de um temporizador que permitia retardar a ignição durante horas ou dias, permitindo que o suspeito fosse por exemplo trabalhar, ou até estivesse de férias quando o fogo deflagrasse.

No caso dos quatro fogos de domingo, o suspeito tinha colocado os dispositivos na sexta-feira. Mas outros mecanismos que foram apreendidos no âmbito da investigação "tinham a possibilidade de ser programados até 11 dias", disse Fernando Ramos, coordenador da PJ do Centro.

A investigação, que começou em 2019, apurou que será o autor de fogos naquela zona desde 2017, tendo sido apreendidos 16 engenhos. Conhecedor da zona, o suspeito antes de lançar as chamas recolhia também "informação sobre a temperatura, o grau de humidade e ventos", referiu Valter Constantino, diretor-adjunto da PJ do Centro. Carlos Farinha, diretor nacional adjunto da PJ, acrescentou a coincidência dos fogos serem ateados em datas em que decorriam eventos sociais relevantes na zona. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela