Secções
Entrar

Primeiro presidente de câmara do Chega agrediu delegado na manhã das eleições

Diogo Barreto 13 de outubro de 2025 às 08:54

José Carlos Gonçalves foi avisado por estar a, alegadamente, tentar influenciar o voto dos eleitores junto da mesa.

 Na noite deste domingo o Chega conquistou a primeira Câmara Municipal da sua história, vencendo em São Vicente, na Madeira, tirando a liderança ao PSD/CDS-PP. A lista do Chega conseguiu 49% dos votos e garantiu três mandatos, conseguindo a maioria absoluta. Mas horas antes o novo presidente da Câmara de São Vicente tinha-se envolvido numa altercação com um delegado do PSD junto a um local de voto.
José Carlos Gonçalves, presidente de câmara do Chega, envolvido em incidente eleitoral DR
A cena é descrita pelo : durante a manhã de domingo, na mesa de voto dos Lameiros, registou-se um incidente grave entre um delegado do PSD e o candidato do Chega, José Carlos Gonçalves, que viria a ser o vencedor da noite. De acordo com aquele jornal, o delegado social-democrata pediu que o candidato se afastasse da mesa, uma vez que permanecia junto dos eleitores há bastante tempo, alegadamente a tentar influenciar o voto, o que é proibido pela lei eleitoral. Um vídeo mostra José Carlos Gonçalves a atacar então o telemóvel que o filmava.  O Chega conseguiu a presidência de três câmaras municipais e crescer em termos de votos e mandatos nestas eleições autárquicas, mas o líder, André Ventura, reconheceu que os resultados ficaram aquém dos objetivos. O partido tinha apontado para oito câmeras. Pelas 3h05, já com todas as freguesias apuradas, o Chega conseguiu mais de 654 mil votos, correspondendo a 11,86% dos votos, segundo dos dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, subindo a terceira força política, atrás do PSD e PS. O partido de André Ventura conseguiu eleger 134 vereadores e três presidentes de câmara, no Entroncamento (distrito de Santarém), Albufeira (Faro) e São Vicente (Madeira). Ainda assim, ficou atrás da CDU, que conseguiu 12, e do CDS-PP, que manteve as seis, o que André Ventura tinha afirmado que seria “impensável”.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela