Secções
Entrar

Os resultados (mesmo) finais da primeira volta das diretas do PSD

15 de janeiro de 2020 às 13:47

A vantagem de Rio para Montenegro foi de 2.409 votos (7,6%). Os dois candidatos menos votados obtiveram, em conjunto, mais 621 votos do que o atual presidente.

O atual presidente do PSD, Rui Rio, foi o candidato mais votado na primeira volta das diretas de sábado com 49,02% dos votos e Luís Montenegro conseguiu 41,42%, de acordo com os números finais disponíveis no site do PSD.

Miguel Pinto Luz, o terceiro candidato mais votado, obteve 9,55% (3.030).

No sábado à noite, os números provisórios divulgados pelo Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) atribuíram a Rio uma vitória por 49,44% dos votos (15.301), a Luís Montenegro 41,26% (12.767) e a Miguel Pinto Luz 9,3% (2.878).

A atualização dos dados - que se deve sobretudo à inclusão das concelhias da Amadora (Lisboa) e de Vila Real e a pequenas correções em atas - atribuí agora a Rui Rio 15.546 votos, a Luís Montenegro 13.137 e a Miguel Pinto Luz 3.030.

De acordo com os números finais, a vantagem de Rio para Montenegro foi de 2.409 votos (7,6 pontos percentuais). Os dois candidatos menos votados obtiveram, em conjunto, mais 621 votos do que o atual presidente.

Dos 40.604 militantes em condições de votar, fizeram-no 32.082 (uma participação de 79%).

Destes, 31.713 foram votos validamente expressos - os únicos que contam para a determinação da maioria absoluta -, 224 votaram em branco e houve 145 votos nulos.

Para Rui Rio ter conseguido a maioria absoluta à primeira volta precisaria de ter obtido 15.858 votos (metade mais um), tendo ficado a 312 desse objetivo.

A segunda volta das eleições diretas para escolher o presidente do PSD disputa-se no sábado entre Rui Rio e Luís Montenegro.

Apenas em três estruturas se registaram alterações em relação aos números que constavam no site do PSD no domingo: Açores, Lisboa e Vila Real, mas sem alterarem as posições relativas dos candidatos.

Na Área Metropolitana de Lisboa, a segunda maior distrital em número de militantes inscritos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, venceu com 38,53% (1.592 votos), Luís Montenegro ficou em segundo com 32,77% (1.354) e Rui Rio conseguiu 28,7% (1.186 votos).

Na primeira volta, Rui Rio ganhou em 13 distritos ou estruturas - Porto, Aveiro, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real, Santarém, Faro, Beja, Portalegre, Évora, Açores e Europa - enquanto Luís Montenegro venceu em seis - Braga, Leiria, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa Área Oeste. Pinto Luz saiu vencedor na Área Metropolitana de Lisboa e em Setúbal, reclamando também vitória na Madeira, mas os votos da Região Autónoma não foram contabilizados. Já no círculo Fora da Europa os quatro militantes que votaram repartiram-se igualmente por Rio e Montenegro, registando-se um empate.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela