Secções
Entrar

O que já se sabe sobre o acidente do elevador da Glória

Diogo Barreto 03 de setembro de 2025 às 20:46

Pelo menos 15 pessoas morreram num acidente "gravíssimo" no centro de Lisboa. Cabo de segurança terá partido, dando origem ao acidente.

O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou pelo menos 15 mortos esta quarta-feira. O acidente ocorreu pelas 18h e os operacionais continuam no local. 
Acidente no elevador da Glória, Lisboa, faz vítimas; bombeiros e equipas de emergência no local Sérgio Lemos/MediaLivre
- Pelo menos 15 pessoas morreram e 18 ficaram feridas. Entre os feridos, há 13 feridos ligeiros e cinco em estado grave; - Na origem do acidente terá estado a quebra do cabo de segurança; - Os feridos estão a ser levados para o Hospital de São José e para o Santa Maria, em Lisboa; - O alerta para o acidente foi dado às 18:04, na Calçada da Glória. O elevador liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto; - A Avenida da Liberdade foi fechada ao trânsito entre o cruzamento com a Rua da Alegria até à praça do Rossio;
- Os trabalhadores da Carris apresentaram “queixas sucessivas” quanto à necessidade de manutenção dos elevadores, inclusive o da Glória que hoje descarrilou, segundo Manuel Leal, dirigente sindical da Fectrans e do STRUP, citado pela Lusa; - A Polícia Judiciária (PJ) foi chamada ao local, enviando uma equipa do Laboratório Digital Forense, o procedimento habitual sempre que se registam casos de mortes com violência; - Pelo menos 62 operacionais da Proteção Civil acorreram ao local, apoiados por 22 viaturas. O Governo e o primeiro-ministro lamentaram hoje profundamente o acidente ocorrido esta tarde no elevador da Glória, com vítimas mortais, dizendo estar a acompanhar “desde os primeiros momentos” a situação e a resposta das diversas autoridades públicas.
O presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que a cidade “está de luto” após o descarrilamento do elevador da Glória, sublinhando que “há vítimas mortais”, mas neste momento não é possível confirmar o número de mortos. “Lisboa está de luto e é um momento trágico para a nossa cidade”, declarou Carlos Moedas, falando no local cerca das 20:10 e adiantando que todas as equipas de socorro estão a dar resposta a este acidente.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela