Secções
Entrar

No meio da tempestade, movimento de voluntários cria plataforma online de entreajuda

Renata Lima Lobo 02 de fevereiro de 2026 às 11:15

Chama-se Tempestade SOS, é gratuita e faz o “match” entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar.

A calamidade está instalada em várias regiões portuguesas, onde as populações tentam recuperar o que a levou. Mas ainda há muito vento e chuva a caminho, num mês que não parece dar tréguas a quem já muito perdeu. Para tentar levar ajuda a bom porto, um grupo de voluntários lançou a plataforma online , que coloca em contacto quem precisa de ajuda e quem pode ajudar. O serviço é totalmente gratuito.
Câmara Municipal da Marinha Grande ajuda população CARLOS BARROSO/LUSA
“Depois de uma tempestade, o mais urgente é chegar ao essencial: energia, água, comunicações, abrigo e transporte. Pede ajuda em dois minutos ou oferece apoio - e ligamos pessoas da mesma zona.” É com esta mensagem que abre o novo site Tempestade SOS, um projeto criado pela mesma equipa responsável pela e outros movimentos solidários. A estrutura do site é simples, mas bastante completa. Por exemplo, quem estiver nas zonas afetadas, só tem de selecionar o botão “Pedir ajuda” e depois avançar para uma ou mais das seguintes opções. As categorias são Energia; Geradores & Combustível; Comunicações; Telhas e Painéis; Casa e Proteção; Básicos; Apoio Prático; Animais Domésticos; Animais de Quinta & Gado; Apoio a Vulneráveis; Apoio Psicológico; Saúde & Medicina; e Apoio Legal & Administrativo. No momento de publicação deste artigo, tinham sido registados 506 pedidos e o tipo de ajuda mais requisitado eram as lonas, seguidas de geradores e da instalação e telhas ou painéis. A solidariedade nacional é expressiva e visível no número que ofertas: 1.334. Quanto ao mapa de atividade por distrito, é o de Leiria que regista um maior número, tanto de pedidos como de ofertas.
O Tempestades SOS inclui ainda informação sobre alertas ativos e previsão meteorológica, assim como um mapa com pontos de distribuição de comida e banhos quentes disponíveis nos vários distritos portugueses.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima