Secções
Entrar

"Não assunto": Joana Marques Vidal "está em funções", diz Costa

13 de janeiro de 2018 às 16:16

António Costa disse que, quando chegar o termo do mandato da PGR, "o Governo reflectirá sobre a matéria".

"Um não assunto". Foi assim que o secretário-geral do PS, António Costa, voltou a comentar a polémica causada pela possível não renovação do mandato da Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

1 de 6
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: EPA/STEPHANIE LECOCQ
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

"A questão da procuradora-geral da República está totalmente fechada, porque até Outubro está em plenas funções. Esse é um não assunto", disse aos jornalistas antes de entrar na Comissão Nacional do PS.

De acordo com o líder socialista, quando Joana Marques Vidal chegar ao termo do seu mandato "o Governo reflectirá sobre a matéria, falará com o senhor Presidente da República, com a senhora procuradora-geral da República e o que houver a saber saber-se-á no momento próprio".

"Naturalmente, quem saberá primeiro será seguramente a senhora procuradora-geral da República e, depois, o Presidente da República, visto que a Constituição prevê que o Governo propõe [o procurador] e o chefe de Estado nomeia. Como é hábito e prática normal nestes casos, obviamente os órgãos de soberania devem ter não só a cortesia como o bom senso de se falarem mutuamente", frisou.

Ainda sobre a questão do eventual prolongamento do mandato da procuradora-geral da República, António Costa considerou-o "um não caso". "Toda a gente percebeu que, no meio de uma entrevista à [TSF] da ministra da Justiça [Francisca Van Dunem] surgiu uma pergunta, à qual respondeu com total boa-fé, numa interpretação que lhe pareceu comum, até partilhada pela própria procuradora-geral da República no passado e pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público", disse.

Nesta última resposta, o secretário-geral do PS referia-se ao facto de a ministra da Justiça ter considerado que o mandato do cargo de procurador-geral da República é único de seis anos - perspectiva que, porém, não está inscrita na Constituição da República.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que para já a questão da continuidade da PGR  é um "tema que não existe", mas lembrou que a última palavra sobre o tema cabe ao Chefe de Estado.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela