Secções
Entrar

Marcelo não renova estado de emergência, mas avisa que pode voltar atrás

Bruno Faria Lopes 27 de abril de 2021 às 20:45

O Presidente da República citou a melhoria da situação sanitária para não renovar o atual estado de emergência. E deixou vários apelos à prudência. "Todos contamos", disse.

O Presidente da República confirmou hoje ao início da noite que não renovará o estado de emergência, citando a melhoria notória e continuada da situação na frente sanitária. Marcelo Rebelo de Sousa repetiu que esta melhoria não dispensa a "preocupação preventiva de todos" e avisou que "não hesitará em avançar para novo estado de emergência", caso os números da pandemia se voltem a agravar.

Marcelo Rebelo de Sousa LUSA

"Foi um passo baseado na confiança", afirmou o Presidente sobre a sua decisão de não renovar o atual estado de emergência, quer termina a 30 de abril e é o 15º desde o início da pandemia. Na decisão "pesou a estabilização e até a descida do número médio de mortos", o número de internados e a redução da incidência da doença.

Marcelo – que ouviu hoje de manhã um diagnóstico positivo dos especialistas em saúde e um apelo dos partidos para não renovar o estado de emergência – apontou mais do que uma vez ao longo da sua curta intervenção para a necessidade de não baixar totalmente a guarda. "Não estamos, no entanto, numa época livre de covid, livre de vírus", afirmou. "Cada passo é baseado na confiança coletiva, temos de saber contar com cada um de nós", juntou. 

Entre os especialistas ouvidos hoje de manhã pelos partidos e pelo Presidente houve quem dissesse que há uma possibilidade de em setembro já não haver casos de covid-19 em Portugal. Marcelo pareceu calibrar a mensagem para evitar o que, na sua perspectiva, será o risco de excesso de optimismo. 

O boletim de hoje da Direção-Geral de Saúde deu conta de mais cinco mortos e 353 novos casos, mostrando que apesar do desconfinamento o número de internados continua a descer. Desde o início da pandemia em Portugal cerca de 835 mil pessoas foram infectadas com este coronavírus e 16.970 perderam a vida.
 

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima