Secções
Entrar

Mais de 700 noivos já deram o nó nos Casamentos de Santo António

12 de junho de 2018 às 09:34

Os casais seleccionados contam com "dois meses intensivos de preparação" para o grande dia.


1 de 3

Os Casamentos de Santo António celebram esta terça-feira a sua 22.ª edição desde que voltaram a ser realizados, depois de um interregno após o 25 de Abril de 1974, evento no qual já deram o nó 704 pessoas.

Há 60 anos, o evento arrancava sob o nome de "Noivas de Santo António", tendo decorrido até 1974, mas depois da revolução esteve 23 anos sem se realizar.

Em 1997, a cerimónia voltou a acontecer, baptizada como "Casamentos de Santo António", depois de a iniciativa ter sido recuperada pela Câmara de Lisboa, durante o mandato do socialista João Soares.

Este foi um ano excepcional, dado que a cerimónia religiosa aconteceu na igreja de Santo António e não na Sé de Lisboa, como seria daí em diante.

Desde essa data, foram já 352 os casais que deram o nó na cerimónia religiosa que decorre na Sé de Lisboa, bem como nos Paços do Concelho, onde acontece a cerimónia civil.

Ao todo, 704 noivos e noivas escolheram o 12 de Junho para casar, segundo disse à agência Lusa a coordenadora geral dos casamentos, Maria do Carmo Rosa, acrescentando que "a média de idades anda nos 29, 30 anos".

Segundo a responsável, para montar um evento deste calibre, que junta ao todo 16 casais (11 que dão o nó em cerimónia católica e cinco em cerimónia civil), são necessárias à volta de 1.100 pessoas.

Cada casal tem direito a levar 20 convidados para as cerimónias e para o copo de água, que decorre na Estufa Fria.

Até 2010, a cerimónia civil decorreu no Museu da Cidade, no Campo Grande, mas nesse ano os casais passaram a contrair matrimónio nos Paços do Concelho.

Apesar de serem seleccionados todos os anos 16 casais, a Câmara de Lisboa recebeu "60 candidaturas". Os requisitos ditam que, pelo menos, um dos noivos tem de residir na capital.

Quem é seleccionado conta com "dois meses intensivos de preparação" para o grande dia, entre a escolha do guarda-roupa, 10 ensaios de quatro horas cada, as despedidas de solteiro e obrigações junto dos 88 patrocinadores.

Luís Moreira é o director artístico da iniciativa e há mais de duas décadas que ensaia os noivos, faz as escolhas musicais, a escolha dos votos e faz a ponte com a transmissão televisiva.

"Vim há 22 anos porque era necessário e a Câmara não tinha ninguém para conjugar uma emissão televisiva com os casais que não são nem actores, nem artistas, para protagonizar uma emissão", explicou.

Para Maria do Carmo Rosa, esta é uma cerimónia "única no mundo", que está enraizada na população" e que "cresceu imenso em termos de audiência".

Há 10 anos que a RTP faz um dia de transmissão especial das cerimónias, que este ano serão também acompanhadas pela britânica BBC.

O dia dos noivos tem início pelas 07:30 com a preparação nos Paços do Concelho e só termina depois das 21:00 e do desfile na Avenida da Liberdade.

A coordenadora explicou que, ao contrário do que se possa pensar, a marcha "é um momento que os casais adoram", até porque "alguns dos casais são marchantes".

"É o primeiro momento em que [os casais] estão verdadeiramente descontraídos", salientou.

Para o director artístico dos Casamentos de Santo António, Luís Moreira, os noivos "seriam a marcha vencedora" caso estivessem a concurso, tendo em conta todo o apoio que recebem quando descem a avenida.

Maria do Carmo Rosa referiu também que "o orçamento do município de Lisboa para esta iniciativa é de zero euros", dado que "tudo é organizado com recurso a parcerias", elencando que, "embora sejam parte das Festas de Lisboa, os casamentos não são mais um arraial", mas sim um dia que a organização quer que seja de romantismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela