João Galamba apresenta demissão
Ministro das Infraestruturas é arguido no processo Influencer e garantiu na sexta-feira que não se demitia.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, apresentou a demissão, uma semana depois de ter sido constituído arguido na Operação Influencer. Na sexta-feira, no Parlamento o governantegarantia que não se demitia do cargo. Entretanto,Marcelo Rebelo de Sousa aceitou a sua demissãoe do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.
Num comunicado, João Galamba anuncia que apresentou esta segunda-feira "o pedido de demissão do cargo de Ministro das Infraestruturas ao Senhor primeiro-ministro". "Apresentei este pedido de demissão após profunda reflexão pessoal e familiar, e por considerar que na minha qualidade de pai e de marido esta decisão é a única possível para assegurar à minha família a tranquilidade e discrição a que inequivocamente têm direito", acrescenta.
O ministro demissionário acrescenta ainda que este pedido não é "uma assunção de responsabilidades" no caso judicial e garante que "não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha para o exercício das minhas funções".
João Galamba é um dos nove arguidos do processo que investiga as concessões de exploração de lítio de Montalegre e de Boticas, ambos no distrito de Vila Real; um projeto de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines; e o projeto de construção de um centro de dados na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus.
Esta segunda-feira foram tambémanunciadas as medidas de coaçãoaplicadas aos cinco arguidos que estavam detidos. Todos ficaram em liberdade, com Diogo Lacerda Machado e Vitor Escária impedidos de sair do País. O tribunal de instrução deixou ainda cair as suspeitas de corrupção e prevaricação, mantendo a de tráfico de influências.
Para amanhã estava marcada uma reunião entre António Costa,também ele demissionário devido a este caso, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde estava previsto ser discutida precisamente a manutenção de João Galamba no Governo. As eleições legislativas estão marcadas para 10 de março.
Edições do Dia
Boas leituras!