Hackers garantem ter conseguido dados de 400 mil clientes da TAP
Companhia aérea portuguesa foi alvo de ataque informático na semana passada.
A 25 de agosto a TAP Air Portugal anunciava que tinha sido alvo de um ataque informático. Agora, uma semana depois, o grupo de piratas Ragnar Locker garante ter conseguido roubar os dados de mais de 400 mil clientes.
Na altura, a transportadora portuguesa dizia estar a investigar a origem do ataque e que não tinha sido "apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes" mas, segundo avança a CNN Portugal, o grupo de hackers publicou um texto na deepweb onde assume a autoria e os contornos do crime.
Aparentemente, alegam ter conseguido "uma gigantesca quantidade de provas irrefutáveis" e que pode estar em causa "um dos maiores leaks [fugas] de informação" da história da indústria da aviação, algo que pode valer à companhia aérea uma pesada multa por parte do regulador.
"Temos certeza de que entre nossos leitores e seguidores pode haver quem consiga passar a mensagem à gerência da TAP, que pelo leak de 'apenas' 400.000 dados pessoais de clientes, a easyJet enfrenta uma ação coletiva no valor de 180 milhões multa por perder os dados", terá escrito o grupo Ragnar Locker.
A TAP já confirmou ter conhecimento da publicação em causa e garante estar a investigar o caso.
Edições do Dia
Boas leituras!