Secções
Entrar

Há 87 cursos no Ensino Superior com taxa de desemprego zero

Diogo Barreto 27 de junho de 2025 às 00:04

Dados do Portal InfoCursos revelam também que mais de 26% dos alunos de mestrado inscritos o ano passado eram estrangeiros.

Há 87 cursos de Ensino Superior com taxa de desemprego zero, sendo que 10 deles são de enfermagem. Os dados são doportal InfoCursos, cuja edição de 2025 está disponível a partir desta sexta-feira.

Mariline Alves

Entre outros cursos com taxa de desemprego zero contam-se Educação Básica (cinco) e Engenharia Civil e Medicina (cada área com quatro cursos). Medicina na Universidade de Lisboa e na Nova de Lisboa são os cursos com taxa zero de desemprego que mais diplomados formaram (1.368 e 973, respetivamente).

A tabela agrupa diferentes cursos e diferentes estabelecimentos de ensino, entre escolas públicas e privadas ou universidades e politécnicos. Entre os cursos com taxa de desemprego zero há também alguns tão diversos como Estudos Clássicos, Dança, Geologia, Agronomia, Criminologia ou Arqueologia. Se contarmos só os cursos de áreas diferentes e não cada oferta do mesmo curso em instituições diferente, são 45.

Os dados mostram ainda que houve um aumento do número de alunos estrangeiros nos cursos nacionais e que nos mestrados já mais de um quarto dos alunos (26,4%) que se inscreveram o ano passado não são portugueses. Este é o segundo valor mais alto de sempre a seguir ao ano letivo de 2019/2020 (o último antes da pandemia quando se registaram 27,5% de alunos estrangeiros em mestrado).

Os valores também aumentaram consideravelmente desde 2015/2016 em todos os outros níveis de ensino, tendo disparado nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e nos Mestrados Integrados.

Os dados mostram ainda que mais de metade dos alunos que se inscreveram em cursos superiores os concluíram. Para os inscritos em Cursos Profissionais a média de alunos que se inscreveram em 2018/2019 que completou os estudos foi de 57,3%. A média sobe para 63,2% para alunos que se inscreveram em licenciaturas de três anos em 2017/2018. As médias de alunos que completaram cursos de mestrado integrado é relativamente mais baixa (59,56%), mas dispara no que diz respeito a alunos que terminaram o mestrado (85,7%). 

Os valores acima dizem sempre respeito à percentagem de alunos que completou os estudos dentro do prazo ou com uma extensão máxima de três anos.

O portal InfoCursos reúne dados sobre quase 1.500 cursos lecionados no ensino superior em Portugal, em escolas públicas, privadas, em universidades ou politécnicos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela