Secções
Entrar

Frente do fogo de Monchique está a ceder ao combate em Odemira

05 de agosto de 2018 às 17:25

Várias aldeias foram evacuadas desde dia 3, quando deflagrou o fogo. Milhares de hectares já arderam.

Uma das frentes do incêndio na serra de Monchique, no Algarve, que se propagou ao concelho vizinho de Odemira, Alentejo, está a ceder, hoje à tarde, aos meios de combate, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais. O incêndio levou ao evacuamento de várias aldeias desde sexta-feira, dia em que deflagrou. 

1 de 4
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Segundo Luís Oliveira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira, no distrito de Beja, o fogo, na vertente mais a norte, atingiu a serra de Algares, na área do concelho alentejano e contígua à serra de Monchique (Faro), "com mais intensidade" nas redondezas da pequena aldeia de Moitinhas.

"O incêndio [na serra de Algares] está a ceder favoravelmente aos meios de combate", afirmou o responsável.

Na área do concelho de Odemira, segundo as autoridades, foram retiradas desde sábado, por precaução, 31 pessoas de cinco sítios (Várzea do Carvalho, Moitinhas, Barreirinhas, Vale das Hastes e Craveiras).

Segundo o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, as pessoas deslocadas passaram a noite no centro sociocultural de Saboia.

O apoio às pessoas deslocadas está a ser feito por técnicos da Segurança Social e da Cruz Vermelha Portuguesa de Beja, em termos sanitários e logísticos, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Pelo menos cerca de 30 hectares de mancha florestal já arderam no concelho de Odemira, referiu o autarca.

Até às 16h30 deste domingo, mais de uma centena de pessoas foi deslocada de forma preventiva. Sem contar com o número indeterminado de pessoas retiradas durante a tarde de Portela do Vento, a Proteção Civil registou a retirada de 110 pessoas (79 em 10 sítios e lugares no concelho de Monchique (Taipa, Foz Carvalhoso, Ladeira de Cima, Pedra da Negra, Foz do Lavajo, Corjas, Foz do Farelo, Ribeira Grande e Portela da Viúva) e de 31 em cinco sítios no concelho de Odemira (Varja do Carvalho, Moitinhas, Barreirinhas, Vale das Hastes e Craveiras). 

Por outro lado, foram assistidos 30 operacionais, com sintomas relacionadas com o calor e com o fumo, informou o comandante operacional Vaz Pinto cerca das 16h30.

Das corporações de bombeiros do distrito de Beja, 73 operacionais, com o apoio de 21 veículos, estão envolvidos nas operações de combate às duas frentes do incêndio que deflagrou na sexta-feira na serra de Monchique.

O incêndio, que deflagrou na sexta-feira na zona da Perna da Negra, estava, cerca das 16:45 de hoje, a ser combatido por 831 operacionais, com o apoio de 223 viaturas e 12 meios aéreos, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Incêndios: Mais de 1.800 homens a combater 39 incêndios pelas 17:00
Mais de 1.800 homens estavam hoje pelas 17:00 a combater 39 incêndios em Portugal continental, dos quais seis estavam em curso, enquanto os restantes estão em fase de resolução ou conclusão.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), os seis incêndios rurais ou florestais em curso localizavam-se nos concelhos de Monchique, Lousada, Vila Nova de Famalicão, Almada, Marvão e Alfândega da Fé.

Com mais meios continua o combate às chamas do distrito de Faro, que deflagraram na localidade de Perna Negra pelas 13:32 de sexta-feira e obrigou a esta tarde à retirada de pessoas de uma zona próxima da Portela do Vento.

À mesma hora, em Marvão, no distrito de Portalegre, estavam 148 operacionais, 38 viaturas e três meios aéreos a combater as chamas, que tiveram início pelas 15:29 de hoje.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela