Secções
Entrar

Forças de segurança em manifestação conjunta

25 de outubro de 2018 às 09:20

PSP, GNR, SEF, guardas prisionais, Polícia Marítima e ASAE protestam contra congelamento das carreiras e falta de efectivos e de investimento.

Elementos da PSP, GNR, SEF, guardas prisionais, Polícia Marítima e ASAE realizam esta quinta-feira, em Lisboa, uma manifestação de protesto contra o congelamento das carreiras e falta de efectivos e de investimento nas forças e serviços de segurança.

A "manifestação nacional de protesto", que vai decorrer a partir das 17h00 entre a praça do Comércio e a Assembleia da República, é organizada pela Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, que congrega as estruturas mais representativas do setor da segurança interna.

César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e secretário nacional da CCP, disse à agência Lusa que a manifestação "é aberta a todos os polícias", devendo por isso estar presente no protesto outras estruturas que não fazem parte da CCP.

César Nogueira adiantou que em comum os polícias protestam contra a falta de efectivos e de investimentos nas instituições policiais, além de estarem desagradados com a proposta do Orçamento do Estado para 2019, que não contempla a valorização das carreiras e a consagração da profissão de desgaste rápido.

O secretário nacional da CCP considerou também que o próximo orçamento não prevê "investimentos visíveis em meios humanos e materiais, promovendo instituições policiais envelhecidas e a trabalhar no limite".

"Este Governo prometeu muito e estamos quase no final da legislatura e não há nada de concreto", disse, sustentando que é grande a desmotivação e descontentamento dos policias.

A PSP alertou para condicionamentos à circulação rodoviária e cortes de ruas hoje à tarde, entre a Praça do Comércio e a Assembleia da República, devido à manifestação.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere que a manifestação começa na Praça do Comércio, passando pela Rua do Arsenal, Largo do Corpo Santo, Rua Bernardino Costa, Praça Duque da Terceira, Avenida 24 de Julho, Avenida D. Carlos I e Rua Correia Garção, e termina na Assembleia da República.

A PSP adianta que a circulação dos eléctricos e autocarros da Carris será encerrada a partir das 17h00 de quinta-feira, na zona da Assembleia da República, e o trânsito geral será fechado a partir das 18:00

Fazem parte da CCP a APG/GNR, ASPP/PSP, Associação Socioprofissional da Polícia Marítima, SCIF/SEF, SNCGP e Associação Sindical dos Funcionários da ASAE.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela