Secções
Entrar

Forças Armadas tiveram militares em quarentena mas todos os casos deram negativo para o Covid-19

10 de março de 2020 às 19:30

"Estamos razoavelmente protegidos, embora existam sempre motivos de preocupação", explicou o ministro da Defesa, João Cravinho.

Pelo menos uma dezena de militares das Forças Armadas já estiveram de quarenta por suspeita de teremCovid-19, mas o teste foi negativo, afirmou, esta terça-feira, o ministro da Defesa Nacional,João Cravinho.

Durante uma audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional, o ministro afirmou que, pelo dados de que dispõe, "há 14 militares em quarentena, por diversos motivos" e que "oito a 10" já cumpriram as duas semanas de isolamento.

"Estamos razoavelmente protegidos, embora existam sempre motivos de preocupação", disse o governante, informando ainda que em nenhuma das forças nacionais destacadas no estrangeiro, Iraque, Afeganistão e República Centro Africana, por exemplo, há casos de contaminação com o novo coronavírus.

Todos os partidos representados na comissão - PS, PSD, BE, PCP, CDS, PAN - puseram perguntas a João Cravinho sobre as medidas adotadas pelo Ministério da Defesa Nacional para proteger os militares e a resposta a dar em caso de contaminação.

Cravinho garantiu que, nestes cenários, não há "indicação de qualquer risco acrescido em matéria sanitária" e até gracejou que "é difícil encontrar local mais seguro" do que o submarino Tridente, que regressa à base do Alfeite na quarta-feira "depois de dois meses debaixo de água".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela