Secções
Entrar

Filipe VI e Letizia recebem Chave de Lisboa

29 de novembro de 2016 às 22:01

Os reis receberam a Chave da Cidade de Lisboa das mãos de Fernando Medina, tendo Felipe VI assinado o Livro de Honra durante a cerimónia, que terminou com os fados Foi Deus e Barco Negro cantados ao vivo por Cuca Roseta

Os reis de Espanha receberam, na tarde desta terça-feira, das mãos do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a Chave da Cidade, numa cerimónia nos Paços do Concelho que começou com mais de meia hora de atraso sobre o horário previsto.

 

Durante a visita de Estado de três dias de Felipe VI e Letizia a Portugal, que termina quarta-feira, o primeiro ponto em Lisboa foi uma cerimónia de boas-vindas nos Paços de Concelho, que começou pouco depois das 16h30 - com cerca meia hora de atraso -, tendo durado cerca de 45 minutos.

Os reis, que passaram a manhã no Porto, receberam a Chave da Cidade de Lisboa das mãos de Fernando Medina, tendo Felipe VI assinado o Livro de Honra durante a cerimónia, que terminou com os fados Foi Deus e Barco Negro cantados ao vivo por Cuca Roseta.

 

Centenas de populares aguardaram na Praça do Município para ver os reis de Espanha - bem como várias pessoas nas janelas e varandas dos edifícios circundantes - que à chegada ouviram, ao lado do presidente da câmara lisboeta, os hinos de Espanha e de Portugal, tendo de seguida o rei e o autarca passado revista à guarda de honra, composta pelo Batalhão da Unidade de Intervenção da GNR com Estandarte Nacional e Banda da GNR.

 

Depois de cumprimentar a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, e os vereadores do município no átrio da câmara, os reis subiram a escadaria para a cerimónia que prosseguiu no salão nobre perante os convidados, entre os quais elementos do corpo diplomático, deputados da Assembleia da República e da Assembleia Municipal, directores municipais, presidentes das juntas de freguesia, empresários e o núncio apostólico.

 

Entre os discursos do rei e de Medina, os alunos da escola básico Adriano Correia de Oliveira e do Instituto Espanhol ofereceram quadros, enquanto o município escolheu como presente uma réplica em bronze da estátua de D. José I, original que se encontra na Praça do Comércio.

 

Felipe VI e Letizia participaram depois à noite num jantar oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa.

 

A visita de Estado dos reis de Espanha termina na quarta-feira com um discurso de Felipe VI na Assembleia da República, um encontro com a comunidade espanhola na residência oficial do embaixador em Lisboa e uma visita à Fundação Champalimaud, que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela