Secções
Entrar

"Exigimos o pagamento dos salários em atraso em Portugal"

20 de julho de 2015 às 12:10

Os funcionários da Soares da Costa concentraram-se esta manhã junto à sede da empresa e apelaram ao apoio político de Rui Moreira

Várias dezenas de trabalhadores da empresa Soares da Costa concentraram-se esta segunda-feira, no Porto, em protesto contra os salários em atraso e entregaram uma resolução ao presidente da Câmara para que mova a sua "intervenção política" em defesa dos operários.

 

"Exigimos o pagamento dos salários em atraso em Portugal, Angola e Moçambique. Despedimento colectivo: Não!" lia-se esta manhã numa faixa que encabeçava o protesto dos trabalhadores que se concentraram à frente da sede da Soares da Costa, no Porto, antes de se deslocarem para a Câmara Municipal do Porto.

 

Os trabalhadores decidiram apelar ao presidente Rui Moreira para que junte a sua voz, às vozes das centenas de trabalhadores "neste terrível sofrimento" e pedem para que o autarca, "com urgência tangível", "mova a sua intervenção política em defesa dos trabalhadores e na responsabilidade social que impende sobre a empresa", lê-se na resolução entregue hoje ao autarca portuense.

 

"A ver se conseguimos uma resolução para esta situação, porque tem de se encontrar. Esta é uma empresa muito importante nesta cidade: edificou o Metro, o aeroporto, hospitais, escolas que hoje a população deste distrito usufrui e vamos pedir ao senhor presidente que, também junto do Governo central, apele a uma política diferente, uma política de investimento público, que é aquilo que não tem acontecido neste últimos anos".

 

Antes de pedirem ao presidente da Câmara do Porto para que a sua voz se junte à dos trabalhadores, os funcionários em protesto da construtora civil Soares da Costa -- sediada no Porto há quase um século -- concentraram-se hoje às 08h00 na Rua Santos Pousada, junto à sede da empresa, com música da intervenção com o Grândola Vila Morena, e ameaçaram regressar amanhã aos protestos.

 

Os trabalhadores que dizem já não ter "dinheiro para se alimentarem a eles, nem às suas famílias", vão ocupar os escritórios da Soares da Costa, na terça-feira, dia 21, pelas 07h30, "se durante o dia de hoje [dia 20], não forem pagos os salários dos trabalhadores, confirmou à Lusa Luís Pinto, do Sindicato dos Trabalhadores do Norte.

 

Em declarações aos jornalistas, Luís Pinto explicou que nesta altura, em Portugal, está o salário de Junho por pagar e que há trabalhadores que já gozaram férias e até à data ainda não receberam o seu subsídio e que em Angola, os trabalhadores estão deslocados e ainda não receberam o salário de maio.

 

"A situação é muito dramática. Os trabalhadores estão no limite. Há pessoas em situação muito dramática, a "viver com muitas, dificuldades e as suas famílias", alertou o sindicalista, explicando que os bens necessários para ter uma vida digna estão ser postos em causa, designadamente o direito à habitação, a própria alimentação e a saúde estão a ser postos em causa, porque não recebem o salário.

 

Segundo o Sindicato, a empresa Soares da Costa tem vindo a fazer promessas de pagamento sucessivas, mas não cumpre.

 

"Houve uma promessa de pagamento até sexta-feira da semana que passou e não foi cumprida, aliás isto tem sido uma prática da empresa nestes últimos meses: promete e depois não cumpre", observa Luís Pinto.

 

A empresa até à data não deu mais nenhuma informação sobre se ia proceder ao pagamento de salários.

 

"A empresa não diz nada, não diz quais são os objectivos. Fala-se em despedimento, mas isso significa o quê, em que sectores", questiona Joaquim Gomes, 47 anos, que trabalha há 25 anos na Soares da costa no gabinete de projecto.

 

Em declarações à Lusa, o trabalhador diz que espera ver este problema do atraso dos salários resolvido, "porque as pessoas têm compromissos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela