Secções
Entrar

Eutanásia. Centenas pediram a deputados que rejeitem despenalização

24 de maio de 2018 às 17:13

Centenas de pessoas concentraram-se junto à Assembleia da República para pedir a rejeição da despenalização da eutanásia em Portugal.

Algumas centenas de pessoas concentraram-se esta quinta-feira junto à Assembleia da República para pedir aos deputados que rejeitem a despenalização da eutanásia em Portugal.

1 de 3

A concentração foi promovida pelo movimento de cidadãos Stop Eutanásia, que tem promovido várias iniciativas contra a despenalização.

Em declarações à agência Lusa, Sofia Guedes, representante deste movimento, disse estar fortemente convicta de que "a larga maioria dos portugueses é contra a eutanásia". Sofia Guedes lembra os deputados que a "sua consciência" representa "boa parte do povo português".

Sofia Guedes referiu ainda que se baseia "numa sondagem a nível nacional que mostra que 93% dos portugueses não querem a eutanásia".

Na manhã desta quinta-feira, elementos do movimento STOP Eutanásia estiveram reunidos com o grupo parlamentar do PSD.

Sofia Guedes sublinha que este foi o partido mais votado nas últimas eleições legislativas e considera que, por isso, tem a responsabilidade de fazer respeitar o desejo dos portugueses.

"Vida sim, eutanásia não" e "exigimos cuidados paliativos para todos" são algumas das principais mensagens gritadas e escritas em cartazes pelos manifestantes, concentrados à porta do parlamento que, no dia 29, debaterá quatro projectos sobre a despenalização da morte medicamente assistida.

Além de cartazes e de mensagens que apelam à extensão dos cuidados paliativos, esporadicamente ouviram-se na manifestação pessoas a gritar "Assassinos".

Deputados do PSD e do CDS estiveram na concentração junto ao parlamento, como Ricardo Batista Leite ou Assunção Cristas, bem como antigos deputados centristas, como Manuel Monteiro e Ribeiro e Castro.

Em declarações à Lusa, Ribeiro e Castro manifestou a esperança que "os deputados sejam fiéis à Constituição, que diz que a vida humana é inviolável.

"Espero que no momento de votarem, mesmo os que tenham dúvidas, respeitem um princípio tão bonito e extraordinário da nossa Constituição".

O PAN foi o primeiro partido a apresentar um projecto, ainda em 2017, seguido pelo BE, pelo PS e o Partido Ecologista "Os Verdes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela