Secções
Entrar

Enfermeiros terminam quatro dias de paralisação

05 de julho de 2019 às 08:19

A greve dos enfermeiros, que coincidiu esta semana com dois dias de paralisação dos médicos, manteve uma média diária de adesão que variou entre os 75% e os 90%.

A greve de quatro dias decretada peloSindicato Independente dos Enfermeiros de Portugal(Sindepor) termina esta sexta-feira, tendo mantido uma média diária que variou entre os 75% e os 90%.

A greve dos enfermeiros coincidiu esta semana com dois dias de paralisação dosmédicos, um decretado na terça-feira pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e outro na quarta pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

A paralisação dosenfermeirosregistou no primeiro dia uma média de 75%, no segundo entre 80% e 90% e no terceiro entre 85% e 90%, sendo que o presidente do Sindepor, Carlos Ramalho, conta ter hoje uma percentagem dentro dos mesmo valores, como disse à agência Lusa.

Os enfermeiros reclamam o descongelamento das progressões de todos os profissionais, independentemente do vínculo ou da tipologia do contrato de trabalho e que sejam definidos os 35 anos de serviço e 57 de idade para o acesso à aposentação destes profissionais.

Exigem ainda que oGovernoinclua medidas compensatórias do desgaste, risco e penosidade da profissão, assegurando as compensações resultantes do trabalho por turnos, defina condições de exercício para enfermeiros, enfermeiros especialistas e enfermeiros gestores que determinem a identificação do número de postos de trabalho nos mapas de pessoal e que garanta, no caso dos especialistas, uma quota não inferior a 40%.

O Sindepor exige também que o Governo aplique corretamente a legislação e o pagamento do suplemento remuneratório a todos os enfermeiros especialistas em funções e equipare, sem discriminações, todos os vínculos de trabalho.

Foram decretados serviços mínimos, como sempre nas greves no setor da saúde, que incluem todos os serviços de urgência, cuidados intensivos e outros, como quimioterapia e algumas cirurgias.

A definição dos serviços mínimos na greve dos enfermeiros teve de ser submetida a tribunal arbitral, por desacordo quanto aos serviços a incluir.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela