Secções
Entrar

Dominado incêndio no concelho de Avis

21 de julho de 2020 às 21:14

Fogo atingiu uma "mancha florestal grande" integrada na Rede Natura 2000 e obrigou ao corte do trânsito em duas estradas.

O incêndio florestal que deflagrou hoje à tarde no concelho de Avis, distrito de Portalegre, foi dado como dominado às 19:24, quase cinco horas depois do alerta, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o alerta foi dado às 14:41 com o fogo a começar na zona de Montes Juntos, na freguesia de Aldeia Velha, localizada entre as barragens do Maranhão e Montargil.

O incêndio atingiu uma "mancha florestal grande" integrada na Rede Natura 2000 e obrigou ao corte do trânsito em duas estradas, por precaução, adiantou à Lusa o presidente do município de Avis.

Nuno Silva explicou que o fogo lavrou numa zona florestal de sobreiros, pinheiros e eucaliptos, além de montado, atingindo a área protegida ao abrigo da Rede Natura 2000.

Como medida de precaução, foram cortadas ao trânsito as estradas entre as vilas de Avis e de Galveias e entre Galveias e Aldeia Velha, indicou o autarca.

Segundo o CDOS, o combate às chamas mobilizou um total de 260 operacionais, com o apoio de 49 veículos e 10 meios aéreos, três helicópteros e sete aviões.

"Não há registo de habitações em perigo, nem de danos pessoais", acrescentou o CDOS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela